PostHeaderIcon Criaturas Mágicas


» Criaturas com "A":

» Acromântula


É uma terrível aranha de 8 olhos, com a capacidade de falar. É originária de Borneo, onde habita na Selva Impenetrável. O seu aspecto inclui um pelo grosso e negro que cobre todo o corpo, patas cuja a envergadura pode alcançar quatro metros e meio e pinças que são capazes de produzir uma secreção venenosa quando a Acromântula está zangada ou enfadada. Esta aranha é carnívora, preferindo presas grandes. Constrói a sua teia em forma de cúpula sobre a terra. A Acromântula fêmea é maior que o macho, podendo dar à luz 100 ovos de pequenas aranhas de uma só vez. Suaves e brancos, os ovos são do tamanho de bolas de praia, e a sua encubação dura de 6 a 8 semanas. Os tais ovos foram classificados como Bens Não Comerciáveis de Classe A pelo Departamento de Regulação e Controlo de Criaturas Mágicas do Ministério da Magia, pelo que quem faça a sua importação e/ou venda é severamente castigado. Acredita-se que as Acromântulas tenham sido criadas por feiticeiro, com o objectivo de guardarem habitações e/ou tesouros. Possuem uma inteligência que quase atinge a dos humanos, pelo que é praticamente impossível controlar ou distrair estas aranhas. As Acromântulas são muito perigosas, tanto para os feiticeiros como para os Muggles, pelo que o primeiro exemplo deste género de aranha foi testemunhado em 1794. Alguns feiticeiros especulam que na Escócia foi criada uma colónia de Acromântulas e que esta reside agora na Floresta Proibida da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Na história, as Acromântulas conhecidas são a Aragog e a sua esposa, Mosag.


» Animagus


Não é bem uma criatura. Um Animagus é um feiticeiro com a habilidade de
se transformar num animal específico, sem sofrer qualquer tipo de consequências físicas ou psicológicas. Não é uma doença, é apenas uma habilidade incomum e espctacular. Alguns Animagus conhecidos são a Professora McGonagall (que consegue transformar-se num gato), o Sirius Black (que consegue transformar-se num cão), a Rita Skeeter (que consegue transformar-se num escaravelho) e outros mais.


» Criaturas com "B":

» Basilisk


É também conhecido pelo Rei das Serpentes. O primeiro Basilisk que se conhece foi criado por Herpo, o Louco, um feiticeiro tenebroso da Grécia que falava serpentes, a língua das cobras. Depois de muitas experiências, Herpo descobriu que de um ovo de galinha chocado por um sapo nasceria uma serpente gigantesca dotada de poderes extraordinariamente perigosos. É uma serpente de cor verde brilhante que pode alcançar mais de 15 metros de largura. O macho possui uma pluma escarlate sobre a cabeça e tem caninos excepcionalmente venenosos. A sua melhor arma é o olhar, pois qualquer humano ou criaturas que lhe olhe directamente para os olhos grandes e amarelos tem morte instantânea. Se a pessoa apenas o vir através da água, de um fantasma, de um espelho, de uma máquina fotográfica ou qualquer outro objecto, fica apenas petrificada. Se a quantidade de comida for suficiente, o Basilisk pode viver muitos anos. Acredita-se que o Basilisk de Herpo, o Louco, viveu cerca de 900 anos. A criação de Basilisks é ilegal desde a Idade Média, mas o disfarce para o seu contrabando é muito fácil, basta esconder o ovo por baixo do sapo caso apareça algum funcionário do Departamento de Regulação e Controlo das Criaturas Mágicas. Ninguém consegue controlar esta cobra terrorífica, sem ser as pessoas que falam serpentes, embora o Basilisk possa também ser um tanto ou quanto assustador para essas pessoas. O canto do galo para o Basilisk é fatal e as aranhas temem-no, tendo medo de pronunciar o seu nome. Não se conhecia um Basilisk desde há quase 4 séculos, mas ele reapareceu na Câmara dos Segredos.

» Bola de Fogo Chinês


É também conhecido com o Dragão Leão. É o único dragão oriental existente à face da Terra. Tem um aspecto especialmente chamativo, com umas escamas suaves e escarlates, um agrupamento de pêlos douradas que vão até à cara, um focinho achatado e uns olhos protuberantes. Foi-lhe dado este nome devido à chama em forma de bola que sai das suas narinas quando ele está bastante irritado. Pesa entre 2 a 4 toneladas, e a fêmea é maior que o macho. Os seus ovos são de um carmesim brilhante, salpicos de amarelo dourado. O Bola de Fogo Chinês é um dragão bastante agressivo, mas consegue ser mais tolerante quando se trata de outros dragões ou das suas crias. Nalguns casos, ele é ainda capaz de partilhar o seu território com outros Bolas de Fogo. Esta espécie de dragão é capaz de comer quase todos os mamíferos que se conhecem, preferindo os humanos.

» Criaturas com "C": 

» Cão de 3 Cabeças


É um cão gigante, castanha, com um pelo grosso, e possui três cabeças. Tem um ressonar barulhento e profundo, e é usado muitas vezes para guardar tesouros bastante valiosos. Uma maneira de o controlar (ou quase domesticar) é tocar alguma música, pelo que ele adormecerá. O único Cão de 3 Cabeças conhecido na história é o Fluffy, que pertenceu ao Hagrid.

» Centauro


Têm uma cabeça, tronco e braços de homem, unidas a um corpo de cavalo que pode ter qualquer cor, independentemente da raça. São uns seres inteligentes com a capacidade de falar, e não é seguro insinuar que eles são bestas ou perigosos, mas o Ministério da Magia classificou-os como tal. Eles habitam em bosques, e acredita-se que são nativos da Grécia, pelo que agora existem muitas comunidades de Centauros em muitos países da Europa. Mas estão seguros, pois a comunidade mágica estabeleceu zonas onde estas criaturas não podem ser incomodadas por Muggles. Sem dotes mágicos, os Centauros têm uma capacidade de defesa igual ou superior à dos humanos, pois usam os seus próprios meios para se ocultarem dos humanos. Eles são muito desconfiados, tanto dos Muggles como dos feiticeiros, visto que pela aparência são iguais. Em geral, os Centauros vivem em manadas de entre 10 a 50 membros. Têm fama de estarem muito empenhados e serem muito espertos nas matérias de Coração Mágico, Adivinhação, Aritmância e Astronomia. Os Centauros mais conhecidos na história são: Firenze, Roran, Bane e Margorian.

» Cauda de Chifre da Hungria


É considerado o mais perigosos de todos os dragões. Tem escamas negras e o seu corpo assemelha-se ao de um lagarto. Tem uns olhos amarelos e uns cornos bicudos. As suas chamas são as que alcançam maior distância ao seu lançamento, podendo atingir 15 metros. Os seus ovos são da cor exacta do cimento e têm uma casca particularmente dura, pelo que as crias partem os ovos através dos seus cornos, porque eles são bastante bicudos e duros. Alimentam-se de cabras e ovelhas e, sempre que possível, de humanos.

» Corno Longo Romeno


É um dragão que tem escamas de cor verde-escuro e largos cornos dourados e brilhantes, com os quais perfura a presa antes de a comer. Pulverizados, os ditos cornos são muito apreciados e usados como ingredientes para algumas poções. O território do Corno Longo Romeno tornou-se actualmente a reserva natural de Dragões mais importante do mundo, onde os feiticeiros os estudam com grande capacidade. Estes dragões foram alvos de uma reprodução intensiva. Portanto, durante os últimos anos, o número destas criaturas desceu muito, pondo os seus valiosos cornos classificados como Bens Comerciáveis de Classe B. Um destes dragões foi usado para guardar os cofres mais valiosos e profundos em Gringotts, e foi ele que levou o trio numa viagem pelos céus, depois do assalto ao cofre de Bellatrix Lestrange.


» Cruel


É uma criatura associada ao presságio de morte. Tem a fantasmagórica
forma de um enorme cão preto. Se uma pessoa vê o Cruel, diz-se que a Morte não tardará a bater à porta dessa pessoa.


» Criaturas com "D":

» Dementor


São seres podres, de grande estrutura, cobertos por uma capa de cor negra. A sua cara está tapada por um grande capuz, e as suas mãos são podres e viscosas, com altos e baixos. Até 1996, os Dementors foram os guardas temíveis da Prisão de Azkaban, aproveitando a sua estranha e brutal capacidade de absorver a esperança e os sentimentos positivos das pessoas, usando-a nos reclusos. No passado, estas criaturas eram aliadas das trevas, aos feiticeiros negros. Os Muggles não conseguem vê-los, mas conseguem senti-los. Com permissão do Ministério da Magia e em casos extremos, o Dementor pode dar o Beijo da Morte, com o qual retira completamente a alma a uma pessoa e a deixa pálida, sem vida. Para repelir qualquer Dementor, é preciso usar correctamente o Encantamento Patronus. Estes são seres mortais desde 1996, quando a sua rebelião contra o Ministério acabou.

» Dragão


É provavelmente a mais famosa de todas as criaturas mágicas, e ao mesmo tempo, uma das mais difíceis de ocultar. A fêmea é geralmente maior e mais agressiva que o macho, pelo que não se deve aproximar de nenhum dos dois se essa pessoa não for uma bruxa ou feiticeiro hábil e treinado. A pele, o sangue, o coração, o fígado e os cornos de dragão contêm uma taxa elevada de propriedades mágicas. Os seus ovos estão classificados como Bens Não Comerciáveis de Classe A. Existem dez raças de dragão, com diferentes cores e feitios, e também diferentes chamas. As seguintes raças são as mais conhecidas:

- Bola de Fogo Chinês
- Cauda de Chifre da Hungria
- Verde Galês Comum
- Focinho Curto Sueco

» Duendes da Cornualha


Estes duendes, como indica o nome, são maioritariamente encontradas na população de Cornualha, em Inglaterra. São muito revoltados, pois geralmente são enganados. Embora tenham umas asas pequeninas e alguns até nem tenham, conseguem voar. De vez em quando, gostam de chatear algumas pessoas desprevenidas, agarrando-as pelas orelhas e pendurando-as nalgum sítio alto. Estas criaturas conseguem ter filhos quando ainda são muito jovens, e os Duendes da Cornualha comunicam entre si através de uma fala muito aguda que mais nenhuma outra criatura consegue compreender.

» Duendes


Os Duendes são uma raça de criaturas muito inteligentes que habitam junto dos feiticeiros. São considerados como seres inferiores pela maioria dos feiticeiros, mas estão enganados em relação a esse pensamento. Na verdade, os Duendes são suficientemente espertos e capazes de enfrentar muitos feiticeiros, mas estas criaturas foram restringidas de usar varinha durante muitos séculos. São baixos e de aspecto escuro. Têm uns dedos e uns pés largos, e alguns usam uma barbicha pontiaguda. Durante toda a Historia da Feitiçaria, existiram revoltas pela parte dos Duendes que reclamavam contra a descriminação e outras coisas, na sua maioria entre os anos 1600 e 1700. Actualmente, só existem alguns grupos de Duendes revoltados que trabalham secretamente contra o Ministério da Magia. Uma rebelião, em 1612, teve lugar em Hogsmeade e o bar Cabeça de Javali foi o Quartel General destas criaturas. Estas revoluções são conhecidas e lembradas como sangrentas e viscosas. A língua dos Duendes é a Duendigonza. Uma grande quantidade de Duendes está encarregue pelo Banco de Gringotts, pelo que utilizam a sua fantástica habilidade com o dinheiro, o ouro e a metalurgia. Os seus trabalhos com a prata são muito reconhecidos e premiados. Assim sendo, são eles que fabricam os Galeões, os Leões e os Knuts, as moedas do mundo mágico, da maneira que cada Duende estampa o seu número na moeda que fabrica. Durante o auge de Lord Voldemort em 1970, muitos Duendes sofreram. Por exemplo, uma família destas criaturas que vivia para os lados de Nottingham foi completamente assassinada pelo feiticeiro das trevas. O conhecido e querido Professor Flitwick tinha um Duende dos seus antepassados que pertencia a essa família. Os Duendes mais conhecidos na história são:

- Alguff, o Horroroso
- Bodrig, o Olho-Chefe
- Eargit, o Feio
- Gringott
- Griphook
- Hogrod, o Mão Cornuda
- Ragnok
- Ragnok, o Saltimbanco
- Ug, o Instável
- Urg, o Marrão

» Dugbog


É uma criatura que habita nos pântanos da Europa e de todo o Continente Americano. É muito semelhante a um tronco vulgar, mas é móvel, sendo possuidor de uns grandes dentes afiados e de umas patas delgadas. Desliza pelos terrenos pantanosos em busca de pequenos mamíferos para se alimentar e, quando não tem sucesso, deixa sempre uma ferida na vítima. Mesmo assim, o alimento preferido de um Dugbog é a Mandrágora. Soubes-se de casos de grandes cultivações de Mandrágoras que, quando os feiticeiros as iam colher, elas estavam feridas nos terrenos, devido a alguns Dugbogs que tinham andado por lá.

» Criaturas com "E":

» Elfo Doméstico


Os Elfos Domésticos são pequenas criaturas humanóides que habitam em grandes casas senhoriais de feiticeiros ricos, realizando tarefas de limpeza, cozinha e ajuda e atenção aos seus amos. Pertencem à família da casa em que se encontram e devem servi-los de geração em geração até ao dia da sua morte. Aparentemente, são felizes por servir os seus amos aos quais têm um grande orgulho. Não é necessário qualquer licença para possuir um Elfo Doméstico. Estes também possuem poderes mágicos e um dote que os feiticeiros e bruxas não têm: a capacidade de Aparecer e Desaparecer dentro de Hogwarts, pelo que aproveitam para realizar alguns hobbis às escondidas. Os Elfos também podem ser enviados para a Prisão de Azkaban, mas existe uma lei que os protege de qualquer mal trato na prisão. Em 1995, Hermione Granger criou uma organização chamada S.P.E.W. (B.A.B.E. em português), que defendia os direitos dos Elfos Domésticos. Existem mais de 100 Elfos Domésticos na Escola de Hogwarts, que têm como tarefas cozinhar, acender e apagar as lareiras e os candeeiros e outras coisas mais. Fisicamente, distinguem-se através das suas grandes orelhas semelhantes às de um morcego, e pelos seus enormes olhos nalguns casos em forma de bola de ténis. Geralmente, a fêmea tem voz mais aguda que o macho. Os Elfos Domésticos não utilizam nenhuma roupa em especial, apenas vestem algumas velhas toalhas, sacos de chá ou fronhas de almofada. De qualquer forma, quando o amo entrega qualquer peça de roupa ao seu Elfo Doméstico, este é imediatamente liberto e a escravatura rompe-se. Mas para a maioria dos Elfos, a liberdade é um insulto e eles preferem mil vezes servir os seus amos para sempre. Os Elfos Domésticos mais conhecidos na história são: Dobby, Kreacher, Winky e Hokey.

» Erumpent


É uma besta de cor tipo giz, de grande tamanho e poder, natural de África. Pesa mais de uma tonelada e, pelo aspecto, pode ser confundível com um rinoceronte. Tem pele grossa que repele a maioria dos Encantamentos e Maldições, um corno largo e pontiagudo sobre o nariz, e uma cauda bastante larga. Os Erumpents não conseguem dar à luz mais do que uma cria por parto. Nunca ataca, a menos que o provoquem exageradamente, mas quando o Erumpent ataca os resultados são catastróficos. O corno desta criatura pode atravessar qualquer objecto, desde pele até metal, e contém um fluido mortal que provoca um estalido em tudo aquilo que atravessa. Os Erumpents não são muito numerosos, visto que no seu aparecimento os machos tinham tendência para se matarem uns aos outros. Os feiticeiros africanos tratam esta espécie com muita prudência. O corno, a cauda e o fluido explosivo de um Erumpent são utilizados em poções, pelo que estão classificados como Bens Comerciáveis de Classe B, ou seja, são Perigosos e Sujeitos a Controlo Externo.

» Criaturas com "F":


» Fada


É uma criatura pequena e decorativa, dotada de pouca inteligência. Os feiticeiros invocam-nas ou atraem-nas para as apanharem e pô-las a servirem de objectos decorativos. Habitam frequentemente em bosques ou lugares claros. A sua altura oscila entre os 2,5 centímetros e os 12,5 centímetros. A sua cabeça, tronco e membros são iguais às dos seres humanos. A única diferença é que as Fadas possuem umas belas e grandes asas, tipo insecto, que podem ser multicores ou transparentes, dependendo da raça da Fada. O tipo de magia que esta criatura pode conjurar não é muito poderoso, mas é suficientemente forte para pôr inconsciente alguns predadores como os Augureys. Tem um carácter belo e delicioso, mas é demasiado presunçosa. As Fadas não têm a capacidade de falar, apenas produzem um zumbido agudo que serve para comunicarem com as suas companheiras. Deposita até 50 ovos que, quando quando as crias são da casca, são apenas larvas brilhantes e coloridas. De 6 a 10 dias mais tarde, esta larva já começa a ter corpo de fada e, um mês mais tarde, já está tal e qual uma fada adulta.

» Fénix


É um magnífico pássaro de cor roxa ou vermelha, do tamanho de um cisne, com uma grande cauda, bico e garras douradas. Gosta de habitar em cima de montanhas e é encontrada no Egipto, na Índia e na China. Pode chegar a viver muito tempo, porque tem a capacidade de renascer das cinzas que o seu fogo da morte provocou. É uma criatura amável, nunca se soube de nenhum caso em que tenha provocado a morte e apenas se alimenta de plantas. Como o Diricawl, tem a capacidade de aparecer e desaparecer em qualquer lugar, sem qualquer problema. O canto da Fénix é mágico, as suas lágrimas tem propriedades curativas e conseguem transportar cargas muito pesadas, dando excelentes animais de estimação. A única Fénix conhecida na história é a Fawkes, que outrora pertencera a Albus Dumbledore.

» Focinho Curto Sueco


É um atractivo dragão de cor azul prateado, cujas escamas (ou pele) são muito apreciadas e usadas na manufacturação de espadas e escudos protectores. A chama que lança é de cor azul brilhante e pode reduzir ossos e/ou madeiras a cinzas numa questão de segundos. Mas não é tão perigoso como parece, pois como prefere viver em lugares montanhosos e desabitados, não representa grande perigo para os humanos.

» Criaturas com "G":

» Galês Verde Comum


É uma espécie de dragão que harmoniza com a erva exuberante da sua terra natal, pelo que habita nas montanhas mais altas, onde se estabeleceram as reservas para a sua preservação. Apesar do Episódio de Ilfracombe, esta raça está entre as menos problemáticas. Como a raça Opaleye, prefere caçar ovelhas e evita as pessoas, a menos que estas o provoquem. Tem um rugido facilmente reconhecível e surpreendentemente melodioso. Lança fogo em quantidades finas e os seus ovos são de um vermelho escuro, salpicados de verde.

» Gigante


Os gigantes são seres parecidos aos humanos, mas são muito mais altos e agressivos. Vivem em comunidades, lideradas por um líder a quem chamam Gurg. Actualmente, vivem escondidos nas montanhas do Este de França. Podem tecer laços de amizade com alguns (poucos) humanos, como é o caso de Rubeus Hagrid e Olympe Maxime. Medem aproximadamente de 7 metros de altura, pelo que os mais altos conseguem atingir os 8 metros. Hoje em dia, restam apenas 80 Gigantes, mas outrora existiram cerca de 100 tribos espalhadas por todo o mundo, as quais se foram extinguindo com o passar do tempo. Alguns dos Gigantes mataram-se uns aos outros, mas os feiticeiros também contribuíram, matando também alguns deles. Agora desaparecem mais depressa do que nunca porque, como são poucos, vêem-se obrigados a unirem-se entre si e, como não gostam de viver com Gigantes de outras comunidades, acabam por se assassinarem uns aos outros. Alguns Gigantes pensam que foram as bruxas e os feiticeiros que os obrigaram a viver tão longe da comunidade mágica, não tendo outro remédio senão unirem-se para se protegerem. Sendo assim, não são amigáveis com os feiticeiros, muito menos, quando utilizam a magia contra eles. Para que um feiticeiro ou bruxa pode calmamente caminhar ou fazer amizade com uma tribo de Gigantes, deve levar um presente ao Gurg e mostrar-se respeitoso. É fácil reconhecer o mestre de gigantes pois, geralmente, está confortavelmente sentado à espera que os outros Gigantes lhe tragam comida. Alguns gigantes conhecidos na história são:

- Bran, o Sanguinário
- Ciclope
- Fridwulfa
- Goliat
- Gorgomath
- Grawp
- Hengist de Bastão Alto
- Karkus
- Morholt

» Gnomo


Os Gnomos são uma praga de jardim muito comum, a qual se encontra por todo o Norte da Europa e também na América do Norte. Podem alcançar trinta centímetros de altura, mas geralmente, são mais baixos que isso. A sua cabeça é desproporcionalmente grande e os seus pés são ossudos e fortes. Para des-gnomizar um jardim, é preciso agarrar os Gnomos pelas pernas e rodá-los e depois, quando eles estiverem tontos, lançamo-los para longe. Um Jarvey também pode ser usado para afugentar os Gnomos, mas a maioria dos feiticeiros acha que esta prática é mais brutal.

» Grindylow


É um demónio da água de cor verde pálido, que habita nos lagos do Reino Unido e da Irlanda. Alimenta-se de peixes pequenos. É gentil tanto para os feiticeiros como para os Muggles, pelo que se soube que alguns Seres Marinhos tentaram adoptá-los. Tem dedos compridos, pelo que, quando tentam fazer uma força pouco usual para eles, estes fracturam-se com facilidade. Têm cornos e dentes afiados. Também se esconde entre as algas. Os Grindylows são bastantes vulneráveis ao feitiço Relashio.

» Gytrash


É um espectro do bosque, que tem a forma de um cão. A autora J.K. Rowling criou esta criatura exclusivamente para o jogo “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”; pelo que quase nunca (ou nunca) é mencionada nos livros.

» Criaturas com "H":


» Hipogrifo

É nativo da Europa, mas actualmente encontra-se espalhado por todo o mundo. Tem a cabeça de uma águia gigante e o corpo de um cavalo, embora tenha asas e o seu corpo esteja coberto por penas. Pode ser domesticável, mas é preciso ser um feiticeiro esperto e experiente. Para poder fazer amizade com um Hipogrifo, é preciso primeiro olhá-lo nos olhos sem pestanejar e, em seguida, fazer um vénia. Se tudo correr bem e o feiticeiro mostrar não ter más intenções para com a criatura, esta retribuirá a vénia e a pessoa poderá tocar-lhe ou talvez até montá-lo. O Hipogrifo alimenta-se de insectos e, por vezes, de pássaros e pequenos mamíferos. Constroem os seus ninhos na terra, onde põe os seus grandes e frágeis ovos (só põem um de cada vez), de onde sai uma cria logo 24 horas depois. Embora a cria já tenha asas depois de uma semana, só poderá acompanhar os seus parentes em longos voos depois de alguns meses. O Hipogrifo conhecido na história é o Buckbeak, que outrora fora animal de estimação de Rubeus Hagrid.


» Criaturas com "I":

» Imp


É encontrado apenas no Reino Unido e na Irlanda. Podem ser confundíveis com os Duendes da Cornualha, pois têm um tamanho semelhante de 15 a 20 centímetros de altura. Mas o Imp não pode voar (embora tenha asas) nem tem cores vivas, pelo que é de cor negra ou marrão escuro. Mas mesmo assim, compartilha com os Duendes da Cornualha o mesmo sentido de humor, de carácter teimoso. Prefere os terrenos húmidos e pantanosos e encontra-se frequentemente nas beiras dos rios, onde se diverte a atirar coisas ou a mandar água para os que passam desprevenidos. Os Imps comem insectos pequenos, e os seus hábitos e costumes são semelhantes aos das Fadas. As suas crias saem dos ovos já totalmente criadas, com 2,5 centímetros de altura.

» Criaturas com "J":
Só existem duas e são muito pouco/não são conhecidas.

» Criaturas com "K":
Existem quatro e são muito pouco/não são conhecidas.

» Criaturas com "L":


» Lobisomem


Também chamados de “Licantrópios”, vivem por todo o mundo, mas acredita-se que surgiram no Norte da Europa. Os seres humanos só se transformam em Lobisomens quando são mordidos por algum deles. Não se conhece nenhuma cura para deixar de ser esta criatura, mas alguns feiticeiros recentes são capazes de fabricar poções que reduzem os piores sintomas. Uma vez por mês, durante a lua cheia, o feiticeiro ou Muggle transforma-se nesta besta assassina. Deve ser a única criatura mágica que se dedica totalmente a caçar humanos, pois é a eles que ele prefere para alimento ao invés de qualquer outra presa, embora as poções fabricadas reduzem esta sede de carne humana. Os lobisomens, quando se transformam, esquecem quem são e quem amam. Os mais conhecidos na história são o Remus Lupin e o Fenrir Greyback.

» Criaturas com "M":

» Mandrágora


É uma espécie de planta totalmente mágica. O alto da sua cabeça tem folhas normais, mas o resto do seu corpo é bastante semelhante ao de um bebé, que se farta de gritar. A Mandrágora, ao ser retirada do vaso onde está, tem de ser imediatamente posta noutro vaso com terra e adubo próprio. O grito da Mandrágora é fatal, pelo que se tem que usar uns protectores para as orelhas para não morrer. Mas, quando as Mandrágoras são ainda jovens, as Mandrágoras põem apenas as pessoas a dormir durante várias horas. Um poção feita com Mandrágoras adultas e rijas pode curar pessoas petrificadas.

» Criaturas com "N":

» Nargle


A sua existência não está comprovada, mas acredita-se que cause algum tipo de infestação. Os Nargles são várias vezes referidos por Luna Lovegood, e ela usa um colar que diz que é um amuleto que afastam estas criaturas.

» Criaturas com "O":


Existem apenas duas e são muito pouco/não são conhecidas.


» Criaturas com "P" :

» Poltergeist


É um fantasma autêntico que, em vez de ser prateado e pálido, tem cores vivas. Gosto de fazer traquinices e chatear as pessoas. Geralmente, vivem apenas numa habitação e nunca saem de lá. O Poltergeist conhecido na história é o Peeves, que está na Escola de Hogwarts.

» Criaturas com "Q":


» Quimera

É um estranho monstro grego, com duas cabeças, uma de leão outra de cavalo, corpo de cabra, asas de morcego e cauda de dragão. Malvada e sedenta de sangue, é terrivelmente perigosa. Só se conhece um caso de um feiticeiro que fora capaz de matar uma Quimera que, mais tarde, caiu do seu cavalo alado, esgotado do esforço que fizera, e morreu. Os ovos de Quimera estão classificados como Bens Não Comerciáveis de Classe A.


» Criaturas com "R":

Existem apenas três e são muito pouco/não são conhecidas.

» Criaturas com "S":


» Salamandra


É um pequeno lagarto que habita no fogo, alimentando-se das chamas. A sua pele, de cor branco refulgente, adquire uma pigmentação de cor azul ou escarlate, dependendo da cor do fogo em que aparece. Se lhes dermos pimenta pouco quente, estes répteis conseguem sobreviver cerca de 6 horas fora do fogo. O sangue de Salamandra tem valiosas propriedades curativas e restauradoras. Na Simbologia das Runas Antigas, a Salamandra representa o número 6 (talvez pelas 6 horas que consegue viver fora do seu habitat).



» Sem Forma

É uma criatura que prefere viver em lugares escuros e fechados. Este toma a forma do pior e mais terrível medo da pessoa que o vê, pelo que ninguém sabe qual é realmente a sua forma. Para combater um Sem Forma, é necessário tornar esse medo em algo cómico e obrigar a criatura a mudar de forma, usando correctamente o feitiço Riddikulus.

» Sereianos


Também são conhecidas como Sereias, Selkies e/ou Merrows. Há Seres Marinhos por todo o mundo, mas variam de aparência dependendo dos países onde se encontram, como os humanos. As suas práticas e os seus costumes tem um grande lado misterioso, tal como o dos Centauros, pelo que o feiticeiros que aprenderam a língua das Sereias falam de comunidades organizadas que variam de tamanho segundo o seu habitat e que, nalguns casos, até se construíram uma espécie de vivendas marinhas. Como os Centauros, os Selkies preferem que lhe chamem de “Seres”, em vez de “Criaturas”. A comunidade de Selkies mais antiga que se conhece situa-se na Grécia. Estas belas criaturas foram retratadas várias vezes pela literatura e pintura dos Muggles. O amor pela música é comum em todos os Seres Marinhos, mas os Selkies da Escócia e os Merrows da Irlanda são menos simpáticos do que os outros espalhados pelo mundo. Estas criaturas podem respirar foram de água durante curtos períodos de tempo. Geralmente, tem a pele grisalho e um cabelo longo, verde, selvagem e escuro. Os seus olhos são amarelos, têm os dentes afiados e transportam nos seus braços uma espécie de bastão com dentes (tipo os tritões). As suas poderosas barbatanas permitem-nas nadar bastante rápido e bem, embora a parte de cima do seu corpo se assemelhe bastante à de um humano. Também podem chegar a ser bastante altos. As suas vozes, fora de água, são gritos que fazem impressão aos ouvidos de qualquer um, mas dentro de água, são um canto maravilhoso. Na Escola de Hogwarts, existe uma aldeia de Seres Marinhos no Lago Negro, que habita a um quarto de milha do castelo, cujo líder é o Tritão Murcus. Os limites dessa aldeia estão marcados com uma barreira construída por eles próprios. Geralmente, esta aldeia é pouca amigável e tentam caçar a Lula Gigante com os seus bastões. Estas criaturas às vezes são capazes de adoptar Grindylows como mascotes. Uma curiosidade é que, nesta aldeia, há uma estátua enorme debaixo de água com a forma de um Ser Marinho.

» Criaturas com "T":

» Thestral


É uma espécie de cavalo voador, muito escasso, de cor negra, com a capacidade de se tornar invisível. Os seus olhos são de uma cor branco pálido e vazio. Tem uma cara e um pescoço de dragão, e o resto do seu corpo é esquelético. O odor a sangue ou carne morta atrai os Thestrals, mas muitas pessoas consideram que isso dá má sorte. Apenas os que presenciaram uma morte e tiveram consciência dela conseguem ver estas criaturas. São muito úteis como meio de transporte, pois apenas temos que montá-los e indicar-lhes o destino ao qual queremos chegar. Na Escola de Hogwarts, na Floresta Proibida, habita uma comunidade de Thestrals, com um macho e cinco fêmeas, tratados por Hagrid. Estes são algumas vezes utilizados por Albus Dumbledore como meio de transporte (também já serviram para o Exército de Dumbledore), e servem também para puxar as carruagens que levam os estudantes para o início de um novo ano escolar. O Thestral que se conhece na história é o Tenebrus.

» Troll


É uma criatura temível, que mede à volta de três metros e meio e que pesa mais de uma tonelada. A sua estupidez e a sua força são destacáveis. É bastante violento. Os Trolls surgiram na Escandinávia, mas hoje em dia conseguem ser encontrados no Reino Unido, na Irlanda e no Norte da Europa. Geralmente, conversam entre si através de grunhidos que fazem lembrar uma língua primitiva. Alguns feiticeiros conseguem perceber o que os Trolls dizem, e eles afirmam que não passam de curtas e atrapalhadas palavras humanas. Os Trolls mais inteligentes foram escalados para guardiões. Qualquer que seja a sua origem, eles comem carne crua. Não se importam com nada, pelo que são capazes de casar desde animais desprezíveis até pessoas. Existem três géneros de Troll:

- Troll da Montanha: é o maior e mais maligno de todos. Não tem pêlo e a sua pele é de uma cor bastante pálida.
- Troll do Bosque: Tem a pele de cor verde. Alguns destes têm pêlo, que são de cor verde e castanha, desgrenhado e fino.
- Troll do Rio: tem cornos curtos e pode ser peludo. Tem uma pele púrpura, e só descontrai quando está debaixo de alguma ponte.

» Criaturas com "U":

» Unicórnio


É um atraente animal que habita nos bosques do Norte da Europa, sendo muito semelhante a um cavalo, com um corno na frente da cabeça. Quando é adulto, o seu pêlo é de uma cor branco puríssimo, pelo que o seu corno geralmente é dourado. Quando alcançam a pura maturidade, ficam prateados. O sangue, o corno e o pêlo do Unicórnio têm qualidades mágicas muito poderosas. O Ollivander utiliza os pêlos da sua cauda para o fabrico de varinhas. O seu sangue também é prateado e, à luz da lua, brilha bastante. No geral, evitam o contacto com os seres humanos, mas são mais simpáticos e amáveis com as bruxas, e não com os feiticeiros. Têm um galope tão veloz que são extremamente difíceis de capturar. Um pêlo de Unicórnio pode chegar a valer 10 Galeões no mercado, e na Simbologia das Runas Antigas, o único corno do Unicórnio representa o número 1. Matar um Unicórnio é um acto monstruoso, pelo que somente alguém que não tenha nada a perder e apenas coisas a ganhar pode cometer crime semelhante. Embora esteja muito perto da morte, o sangue de Unicórnio manterá esse criminoso vivo, mas com um preço terrível. Ao matar algo tão puro e indefeso, terá meia-vida, quer dizer, uma vida maldita, desde o momento em que o sangue do Unicórnio toca nos seus lábios

» Criaturas com "V":

» Vampiro


Estas criaturas são semelhantes aos seres humanos em aparência, mas não são considerados feiticeiros. Tem uma pele muito pálida e uns olhos protuberantes. Os Centauros opõem-se à sua inclusão dentro da comunidade mágica, pois a sua mordidela no pescoço de alguém não tem cura. Os vampiros alimentam-se do sangue das pessoas, pelo que têm uns dentes bem afiados e compridos que lhes perfuram o organismo. Tal como o Lorcan D’Eath, alguns não são mesmo vampiros, apenas meio vampiros, mas as suas características concretas são desconhecidas. Mesmo assim, existe uma Associação de Tolerância para Vampiros. Os vampiros conhecidos na saga são:

- Amarelo Lestoat
- Blodwyn Bludd
- Lady Camilla Sanguinária
- Lorcan D’Eath
- Sanguini
- Sir Herbet Varney
- Conde Vlad Drakul
- Vlad

» Criaturas com "W":

» Wrackspurt

E um ser microscópico e invisível, que viaja através dos ouvidos das pessoas até chegar ao cérebro, não se sabendo qual é o objectivo de tal acção. É mencionado pela personagem Luna Lovegood, dando a entender que é perigoso.

» Não existem criaturas com "X".

» Criaturas com "Y":

Existe apenas uma e é muito pouco/não é conhecida.

»Não existem criaturas com "Z".

Está em cima a lista das criaturas do mundo mágico de Harry Potter, estão ordenadas alfabeticamente e nem todas são mencionadas pois não são muito/não são conhecidas; todas elas contêm uma, duas, ou mais letras X, essas letras são a classificação das criaturas, se são muito, pouco ou nada perigosas:

XXXXX
Capazes de matar humanos, impossíveis de domesticar.

XXXX
Perigoso, requer conhecimentos especiais para o seu cuidado, só um feiticeiro poderoso o poderia controlar.

XXX
Um feiticeiro competente pode controlá-la sem problemas.

XX
Incapazes de causar dano, podem domesticar-se à vontade.

X
100% seguras.

Nota: Nem todas as criaturas aqui mencionadas têm uma classificação.

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